Notícias automotivas, lançamentos, notícias sobre motocicletas, avaliações de carros e preços.

MV Agusta Enduro Veloce 2024 chega com motor de 931cc inline-triple

Seguindo os passos da edição limitada LXP Orioli 2024 da MV Agusta (500 unidades), apresentada pela primeira vez na EICMA no outono passado, está a Enduro Veloce, que compartilha a maioria dos componentes e especificações desse modelo. Com uma nova entrada de dinheiro e estabilidade da Pierer Mobility AG (proprietária da KTM, Husqvarna e GasGas), que agora possui uma participação majoritária de 50,1% na MV Agusta, a porta está amplamente aberta para levar a famosa empresa italiana de volta à lucratividade após décadas de prejuízos. A Enduro Veloce é o primeiro novo modelo a ser revelado após o anúncio.

MV Agusta Enduro Veloce 2024
Enduro Veloce 2024 / Foto: MV Agusta

Como seu antecessor de edição especial, o LXP, a Enduro Veloce utiliza um novo – e único na gama de modelos – triplo de 931cc, uma suíte completa de eletrônicos avançados e um chassi com componentes de suspensão e freio de alta qualidade. É claro que a MV Agusta tem muito orgulho de seu estilo e aparência, e a Enduro Veloce se apresenta como uma verdadeira obra-prima italiana.

Motor 931 cc no Enduro produz 124 cv a 10.000 rpm

Motor

O novo motor inline-triplo de 931cc, refrigerado a líquido e contrabalançado, possui quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas com seguidores revestidos com DLC. O diâmetro e curso medem 81 por 60,2mm com uma taxa de compressão de 13,4:1 com pistões forjados de alumínio, estilo caixa de ponte. Como os motores em todos os triplos de última geração da MV, a Enduro possui um virabrequim contra-rotativo para cancelar os efeitos giroscópicos da rotação das rodas na tentativa de melhorar a dirigibilidade. Não apenas o motor é muito compacto, mas também pesa apenas 126 libras, segundo alegações.

Alimentando o motor, estão três corpos de borboleta de 47mm e um injetor de combustível por cilindro, todos gerenciados pelo sistema MVICS 2.1 e controle de acelerador ride-by-wire Mikuni. A jusante, há um sistema de escape de alto desempenho e silenciador que utilizam um par de catalisadores e uma válvula de escape controlada eletronicamente.

A potência é transmitida para a roda traseira através de uma caixa de câmbio de seis velocidades e embreagem multiplaca úmida, acionada hidraulicamente. A Enduro Veloce vem de série com o sistema Electronically Assisted Shift 4.0 que permite trocas de marcha sem embreagem para cima e para baixo.

A potência anunciada do triplo é de 124 cv a 10.000 rpm, com torque máximo de 75 lb.-ft. a 7.000 rpm. A MV afirma que 85% do torque máximo está disponível a 3.000 rpm. Para referência, o triplo de 888cc na última Tiger 900 da Triumph produz alegados 107 cv/66 lb.-ft.

Painel USB-C e padrão / Foto: MV Agusta

Eletrônicos

Uma suíte completa de auxílios eletrônicos ao piloto é gerenciada por uma IMU de seis eixos e habilitada pelo acelerador ride-by-wire. A Enduro Veloce possui quatro modos de pilotagem, incluindo Urbano, Turismo, Off-Road e Personalizado Todo-Terreno. Existem oito níveis de controle de tração, com cinco para uso em estradas, dois para off-road e um para chuva, enquanto o sistema também pode ser desativado completamente. Além disso, o proprietário pode selecionar nos menus que tipo de pneus está utilizando (calibrados para os pneus Bridgestone Battlax A41 orientados para estrada ou para os AX41 off-road), o que ajusta o controle de tração especificamente para o tipo de borracha sendo usada.

Outros auxílios ao piloto incluem dois níveis de Controle de Freio do Motor, Controle de Lançamento, Controle de Elevação Dianteira e Mitigação de Elevação da Roda Traseira. O sistema ABS tem dois ajustes: o Nível 1 tem menos intervenção na roda dianteira, sem funcionalidade de curva e a traseira é desativada; o Nível 2 oferece a maior intervenção com ABS ativo tanto na dianteira quanto na traseira, e utilizando a funcionalidade de curva. O ABS só pode ser desativado nos modos Off-Road e Personalizado Todo-Terreno. Também está incluído o controle de cruzeiro que pode ser ajustado via comando esquerdo em incrementos de 1 ou 5 km/h e cancelado girando o acelerador, para que o piloto não precise tocar nos freios.

MV Agusta Enduro Veloce 2024
Painel TFT HD de 7 polegadas / Foto: MV Agusta

Um display TFT HD colorido de 7 polegadas fica no painel e oferece conectividade Bluetooth e Wi-Fi. A tela oferece várias opções de exibição e permite ajustar o brilho. O aplicativo MV Ride permite conectividade com o telefone, gravação e compartilhamento de rotas e navegação passo a passo. A navegação do menu é controlada pelo comando montado à esquerda no guidão. Ambos os comandos têm retroiluminação LED para boa visibilidade em todas as condições de iluminação. A Enduro Veloce é equipada com iluminação total em LED e vem com ignição sem chave.

Braço oscilante de alumínio / Foto: MV Agusta

Chassi

No centro do chassi da Enduro Veloce está um quadro de aço de duplo berço, subquadro de aço removível e balança de alumínio. A distância entre eixos mede 63,4 polegadas, o que para referência é quase idêntico ao DesertX da Ducati (63,3 polegadas), mas substancialmente mais longo que o novo primo da KTM, 890 Adventure R (60,2 polegadas). A MV Agusta não lista o ângulo de inclinação em seus materiais de imprensa, mas o trail mede 4,6 polegadas (também muito próximo ao DesertX). O peso seco anunciado é de 494 libras, que é aproximadamente 30 libras mais pesado que seu rival de Bolonha. O assento padrão é ajustável para duas alturas, com a posição mais baixa medindo 33,5 polegadas e a posição mais alta em 34,3 polegadas, enquanto a altura livre do solo mede pouco mais de 9 polegadas.

A suspensão é tratada por unidades Sachs em ambas as extremidades. Na frente, há um garfo invertido de 48mm totalmente ajustável com pré-carga, compressão e amortecimento de retorno, e possui 8,3 polegadas de curso. Na traseira, um monoamortecedor totalmente ajustável apresenta um botão de ajuste de pré-carga remoto de fácil acesso; o curso é o mesmo 8,3 polegadas. As rodas Takasago Excel orientadas para off-road medem 21 x 2,2 polegadas na frente montadas com um pneu 90/90-21, enquanto uma roda de 18 x 4 polegadas e pneu 150/70-18 são usados na traseira. O pneu padrão é o mencionado Bridgestone Battlax A41 (enquanto o AX41 off-road é opcional).

Os freios são controlados por um par de pinças radiais Brembo Stylema de quatro pistões e discos de 320mm na frente e uma pinça Brembo de dois pistões e disco de 265mm na traseira. O ABS em curvas é gerenciado por um sistema Continental MK 100 e recebe informações da IMU de seis eixos.

Conclusão

Será realmente interessante ver como a MV se sai em meio ao campo repleto de modelos de aventura de médio porte. Esta classe cresceu aos saltos ao longo dos anos, com alguns dos modelos nessa faixa de cilindrada oferecendo o desempenho mais equilibrado em todo o segmento de ADV. Certamente, a entrada de capital do grupo Pierer Mobility fará maravilhas para a famosa marca italiana, mas será interessante ver se a MV Agusta mantém sua independência sob esse guarda-chuva, ou eventualmente herda plataformas de seus primos da mesma forma que a Husky e a GasGas têm da KTM.

A MV Agusta oferecerá uma ampla gama de acessórios para a Enduro Veloce, incluindo malas laterais de alumínio que vêm com bolsas internas à prova d’água, uma variedade de barras de proteção, um protetor de cárter, luzes auxiliares e um silenciador de escape Termignoni.

A Enduro Veloce estará disponível em um esquema de cores, Ago Vermelho/Ago Prata, e chegará às concessionárias em outubro deste ano por $22,998 ou R$ 115 mil na cotação atual. Teremos uma Primeira Impressão em algumas semanas depois de darmos uma volta na moto no seu lançamento internacional na Sardenha, Itália.

MV Agusta Enduro Veloce 2024
MV Agusta Enduro Veloce 2024 / Foto: MV Agusta

Especificações da MV Agusta Enduro Veloce 2024

  • Preço: $22,998
  • Motor: DOHC, inline-triplo refrigerado a líquido; 4 válvulas/cil.
  • Cilindrada: 931cc
  • Diâmetro x Curso: 81,0 x 60,2mm
  • Taxa de Compressão: 13,4:1
  • Transmissão/Transmissão Final: 6 velocidades/corrente
  • Potência Anunciada: 124 cv @ 10,000 rpm
  • Torque Anunciado: 75,2 lb.-ft. @ 7,000 rpm
  • Sistema de Combustível: Injeção de combustível com corpos de borboleta de 47mm Mikuni, ride-by-wire
  • Embreagem: Multiplacas úmidas; acionamento hidráulico
  • Chassi: Duplo berço de aço de alta resistência
  • Suspensão Dianteira: Garfo invertido Sachs de 48mm, totalmente ajustável; 8,3 pol. de curso
  • Suspensão Traseira: Monoshock Sachs, totalmente ajustável; 8,3 pol. de curso
  • Freio Dianteiro: Pinças Brembo Stylema de 4 pistões, discos duplos de 320mm com ABS
  • Freio Traseiro: Pinça Brembo de 2 pistões, disco de 265mm com ABS
  • Rodas, Dianteira/Traseira: Raiadas, sem câmara; 21 x 2,15 pol. / 18 x 4,0 pol.
  • Pneus, Dianteiro/Traseiro: Bridgestone Battlax A41 (opcional AX41); 90/90-21 / 150/70-18
  • Ângulo de Cáster/Trail: A ser anunciado/4,6 pol.
  • Distância entre Eixos: 63,4 pol.
  • Altura Livre do Solo: 9,1 pol.
  • Altura do Assento: 33,5/34,3 pol.
  • Capacidade do Tanque: 5,3 gal.
  • Peso Seco Anunciado: 494 lb.
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos presumir que você esteja de acordo com isso. AceitarPolítica de privacidade!